segunda-feira, 19 de julho de 2010

Da Ótica das Coisas - Chapter Three




-- Hum, tu tens visto como tá agitado do meu lado direito aqui, uns metros pra lá hoje ?

-- Sim, tem um tempo já, tu não tinhas visto?

--Sei lá, tava mais ocupado olhando o mar.

--Ah. Bom, mas tem um tempão, eu ate que não to muito preocupado porque ta longe, ainda ta começando e vai ser bem grande, acho até que o azulzinho do lado ali vai cair fora.

--Bah. É verdade, eu me lembro quando começaram aquele, a gente era novo, lembra?

--Arrã.

--Pena né, achava bonitinho.Achava legal aquela antenona laranja que tem em cima.

--É, mas no fim das contas, do jeito que vai, grande parte vai se danar.Porque todo dias o nível sobe e agora deram pra fazer uns bem pertinho.

--Tu sabes que esses dias eu tive alguma coisa tipo labirintite?Parecia que tava tremendo, e um barulho de alguma coisa assobiando.

--Não foi no dia que deu um ventão? Eu tô ligado no que tu sentiu, esses dias também me deu, acho que foi um dia a noite, mas não tanto de me incomodar.

--Pois então, tinham que dar um jeito de parar com essa função toda, a gente que ta aqui há mais tempo , tinham que explicar pra eles que assim vai ceder, e ai pronto, com o nível cada dia mais alto, vai acabar invadindo mesmo.Aí eu quero ver, carrões desfilando.Hum, quero mesmo.Esse carrões que ficam ali na beirada andando o dia todo, eu queria ver.

--Sem contar que eu fico com as paredes todas cinzas e cheias dessa fuligem de carro e moto, e só me lavam uma vez por ano, e no inverno ainda, é pra morrer de frio mesmo...Se bem que numa dessas era melhor a sujeira porque assim, começa a enfeiar tudo e quem sabe vão embora pra outro lugar.

--Mas tchê, não adianta.Acho que vai continuar porque ganha dinheiro com mexe com isso, lembra daquele pingente enorme que a gente tinha quando estavam nos fazendo? Incorporadora e construtora é o nome que tinha escrito, mas as vezes nem é daqui, isso que eu não entendo.Vendem os quadrados de terra, e daí estragam tudo bem aqui próximo do mar. Mas eu sei que nas salas todo dia passa na teve que uns outros caras ficam avisando e dizendo que tem que parar de tirar o verde, parar de tomar conta da borda, e não adianta parece.

--Eu ouvi num quarto do 3° andar esses dias pela manhã que todo dia derrubam uma parte da floresta pra colocar concreto aqui na cidade, e outra que dizem que uma tal Amazonia todo dia morre um pouco, coitada, acho que está em coma...É bonito lá um dia eu vi na sala de Tv do 401, tem bastante arvore e nenhum que tem eu e tu.Pena né também, podia ter um condomínio que fosse, eu ia querer ser lá.

--É, mas tem muito inseto, não gosto, sou metade de vidro.

--É verdade, mas o lugar é bonito, uma pena que ta enchendo de condomínios em outros lugares e enchendo de gente e de carro, e cada dia mais perto e cada dia ou chove mais ou chove menos, tu lembra aquele teu primo famosão de Nova Iorque que bateram nele ate o fim?

--Sim, sim, eu tive um sobrinho lá que mora na Europa também aconteceu a mesma coisa.

--É, eles mesmo fazem, ai os outros querem estragar porque eles brigam o tempo todo por terra e dinheiro, e ai quando conseguem, constroem, vendem e vão embora.E cada dia mais perto da beira.E nem aqueles coqueirinhos que tinha ali do lado esquerdo lá embaixo tem mais, agora é de estacionar carro.O pior disso tudo é que quem fica mais e mais sem ter onde segurar é a gente.

--Bom, que que vai se fazer, a gente uma hora também vai pro espaço porque nos fizeram uns poucos metros pra cá, e uma hora esse nível sobe mesmo e eu quero ver e eu odeio molhar os pés. Mas, pelo menos a gente se deu conta né? A gente viu que tem demais e pra todo lado e até o morro vai cair uma hora, não vai agüentar, e pensar que antes de eu ser feito aqui, era diferente, imagina. Mas tudo bem, vamos indo, vou dormir que acabou o Jô no 115.Boa noite, tomara que nenhum idiota hoje deixe o alarme do carro ligado metade da madrugada lá embaixo.

--Boa noite, vou tentar dormir e pensar no que vai ser com o tempo...Ah, se os prédios falassem...

Um comentário:

Aimée Souto. disse...

eu tive que rir quando tu falou dos 'primos' famosos que apanharam.
mas é tenso mesmo.
a ganância e tudo mais.
daí fiquei aqui lembrando de um monte de coisa que eu não concordo, na nossa sociedade e no Brasil!
mas né, para tudo, vai ter Copa aqui e isso é que importa. deixa o povo morrer de fome e a amazônia sucumbir.
beijoo

Seguidores